Um miserável pecador salvo por Jesus Cristo!

terça-feira, 27 de junho de 2017

Posso ouvir música do mundo?

Posso ouvir música do mundo?
Renato Vargens

Lembro que no início da minha caminhada cristã fui ensinado que toda música que não fosse evangélica provinha do diabo. Com isso tive que jogar fora todos os meus discos (na época não existiam CDs).

Com o passar do tempo e com a maturidade cristã, entendi a doutrina da graça comum. Em virtude desta compreensão, voltei a ouvir algumas músicas ditas não evangélicas. Bom, antes que seja apedrejado pelos maniqueístas de plantão, é importante salientar  que Deus estabeleceu como ordem a graça comum e que esta é a fonte de toda, cultura, e virtude comum que encontramos entre os homens. Em outras palavras, isto significa que Deus em sua infinita graça fez com que o sol nascesse sobre o justo e o injusto, e mandasse chuva sobre o bom e o mau. Entre as bênçãos mais comuns que devem ser atribuídas a esta fonte, podemos enumerar a saúde, a prosperidade material, a inteligência em geral, os talentos para a arte, música, oratória, literatura, arquitetura, comércio, invenções e etc.

Talvez por ignorância, parte dos evangélicos em nome de Deus dicotomizaram a existência dualizando o mundo. Infelizmente fundamentados numa pseudo-espiritualidade, um número imensurável de cristãos tem ao longo dos anos avaliado como profano e imoral tudo aquilo que não brota dos arraiais evangélicos. Para estes, quem ouve musica do mundo ou vai ao teatro assistir uma peça, cede às tentações do diabo. Segundo esta perspectiva, a arte, a cultura e a música secular foram “divinamente satanizadas”.

Eu particularmente sou tocado com a musicalidade de Jobim, com o ritmo da bossa nova, com a voz de Luciano Pavarotti e Andrea Bocelli,  com a brasilidade de Gonzaguinha,  com a inteligência do Lenine, com o doce ritmo do baião nordestino, com a interpretação de Frank Sinatra e Elvis Presley, com as sinfonias de Bethoven, Bach e Mozart, com a música de Roberto Carlos, com a arte do Police, U2 , Dire Straits e tantos outros mais.

Meu amigo, as Escrituras não nos ensinam que ouvir música não cristã seja pecado. Alias, não consigo ver determinadas manifestações musicais ou culturais como satânicas ou malignas, antes pelo contrário, a multiforme manifestação cultural no ser humano, aponta diretamente para um Deus generoso que é o originador e dono da arte, música e cultura. 

Concluo esse texto incentivando aos irmãos a usarem de bom senso na escuta de qualquer tipo e estilo de música. O melhor parâmetro para isso é orientação de Paulo que disse "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas." (I Corintios 6:12)


Via:http://renatovargens.blogspot.com.br/2009/07/eu-ouco-musica-do-mundo.html

Maxon Nogueira
Soli Deo Gloria

Nenhum comentário:

Postar um comentário