Primeira parte
O livro traz uma abordagem histórica do calvinismo, e sua ênfase na Soberania de Deus, os autores do livro convida o leitor ter a noção do que as doutrinas da graça foi capaz de produzir na história, a Genebra de João Calvino uma cidade jogada as imundícias, violenta e imoral, e com a chegada do reformador francês tudo na cidade mudou a partir do momento em que a palavra de Deus na sua pureza fora pregada: a época dos puritanos ingleses que ajudaram a fundar grandes faculdades e influenciaram grandemente sua sociedade da época e por fim o grande despertamente na nova Inglaterra(EUA) mais precisamente numa das mentes mais brilhantes que os EUA já produziu, Jonathan Edwards com sua poderosa pregação, o grande despertamento mostra que as doutrinas da Graça quando seriamente pregadas a na dependência do Espírito Santo promove o verdadeiro avivamento. O calvinismo holandês floresceu poderosamente na pessoa de Abraham Kuyper, dono também de um intelecto brilhante, Kuyper influenciou muito o seu país criando partido político, faculdade, escolas cristãs e também foi um dos primeiro-ministros da Holanda. Kuyper nutria um amor e um desejo profundo pela glória de Deus, Kuyper apresentava o calvinismo como uma cosmovisão total de mundo e visão. Com a ascensão do arminianismo e obviamente a queda do calvinismo surgiu o liberalismo, vários pregadores não mais usavam as doutrinas da graça como mover sobrenatural de Deus e sim usava meios mundanos para forjarem avivamentos e produzir uma igreja fraca, o abandono da Soberania de Deus leva há um abandono geral da ortodoxia. Uma visão fraca como é o arminianismo provoca a queda na glória de Deus e em sua soberania e foca no humanismo, e vê no homem o centro do seu querer e de sua capacidade de escolher, a igreja atual está mergulhada nessa teologia fraca.
O livro traz uma abordagem histórica do calvinismo, e sua ênfase na Soberania de Deus, os autores do livro convida o leitor ter a noção do que as doutrinas da graça foi capaz de produzir na história, a Genebra de João Calvino uma cidade jogada as imundícias, violenta e imoral, e com a chegada do reformador francês tudo na cidade mudou a partir do momento em que a palavra de Deus na sua pureza fora pregada: a época dos puritanos ingleses que ajudaram a fundar grandes faculdades e influenciaram grandemente sua sociedade da época e por fim o grande despertamente na nova Inglaterra(EUA) mais precisamente numa das mentes mais brilhantes que os EUA já produziu, Jonathan Edwards com sua poderosa pregação, o grande despertamento mostra que as doutrinas da Graça quando seriamente pregadas a na dependência do Espírito Santo promove o verdadeiro avivamento. O calvinismo holandês floresceu poderosamente na pessoa de Abraham Kuyper, dono também de um intelecto brilhante, Kuyper influenciou muito o seu país criando partido político, faculdade, escolas cristãs e também foi um dos primeiro-ministros da Holanda. Kuyper nutria um amor e um desejo profundo pela glória de Deus, Kuyper apresentava o calvinismo como uma cosmovisão total de mundo e visão. Com a ascensão do arminianismo e obviamente a queda do calvinismo surgiu o liberalismo, vários pregadores não mais usavam as doutrinas da graça como mover sobrenatural de Deus e sim usava meios mundanos para forjarem avivamentos e produzir uma igreja fraca, o abandono da Soberania de Deus leva há um abandono geral da ortodoxia. Uma visão fraca como é o arminianismo provoca a queda na glória de Deus e em sua soberania e foca no humanismo, e vê no homem o centro do seu querer e de sua capacidade de escolher, a igreja atual está mergulhada nessa teologia fraca.
Segunda Parte.
Os 5 pontos do calvinismo são brilhantemente expostos de uma forma pura. Os autores expõe a doutrina e seus respectivos desdobramentos para a vida pessoal e em comunidade. Uma das coisas mais legal é que podemos ver também alguns debates que ocorreram ao longo da história da igreja entre os defensores da pureza bíblica com aqueles que se opunham a sã doutrina como Agostinho e Pelágio, Lutero e Erasmo, passando pelas confissões de fé que ajudaram a igreja cristã crescer em maturidade e educação. Sem contar que textos bíblicos são expostos e muito bem explicados . Os 5 pontos do calvinismo são: Depravação Total, Eleição Incondicional, Redenção Particular, Graça Eficaz e Graça perseverante. Ter paixão pela glória de Deus é zelar pela pureza e pela doutrina correta, creio ser com base na Escritura e na história da igreja que as doutrinas graça é um poderoso e eficaz remédio contra o secularismo, mundanismo, pragmatismo, liberalismo e arminianismo.
Os 5 pontos do calvinismo são brilhantemente expostos de uma forma pura. Os autores expõe a doutrina e seus respectivos desdobramentos para a vida pessoal e em comunidade. Uma das coisas mais legal é que podemos ver também alguns debates que ocorreram ao longo da história da igreja entre os defensores da pureza bíblica com aqueles que se opunham a sã doutrina como Agostinho e Pelágio, Lutero e Erasmo, passando pelas confissões de fé que ajudaram a igreja cristã crescer em maturidade e educação. Sem contar que textos bíblicos são expostos e muito bem explicados . Os 5 pontos do calvinismo são: Depravação Total, Eleição Incondicional, Redenção Particular, Graça Eficaz e Graça perseverante. Ter paixão pela glória de Deus é zelar pela pureza e pela doutrina correta, creio ser com base na Escritura e na história da igreja que as doutrinas graça é um poderoso e eficaz remédio contra o secularismo, mundanismo, pragmatismo, liberalismo e arminianismo.
Terceira parte, final.
Fala do envolvimento do cristão na evangelização exercendo misericórdia para com o necessitado os cristão impactados pelas doutrinas das graça deve se envolver levando a mensagem de Cristo para os que se perdem, o chamado é para todos. Além de mostrar o que o cristão precisa se envolver com a arte e a cultura de modo geral, apesar de vivermos num mundo de pecado, o belo ainda preserva a criação de Deus, um chamado a ver o que arte e a ciência podem revelar o poder de Deus na criação, como seres criados a imagem de Deus somos seres que criam também. A teologia reformada tem implicações em todos os aspectos da vida do ser humano, teologia reformada não se resume apenas 5 pontos é mais do que isso. Deus governa em todas as áreas a igreja, o estado, arte, a cultura tudo é governo por Deus. Onde o Calvinismo opera tudo deve florescer para a Glória de Deus, bem como disse
B.B. Warfield ‘’Ele viu a inefável visão e não deixará desaparecer de seus olhos por um momento sequer Deus na natureza, Deus na história, Deus na graça. Em toda parte ele vê Deus em seu caminhar poderoso, em todos os lugares sente a operação do seu braço poderoso, o pulsar do seu coração.’’
Maxon Nogueira
Soli Deo Gloria
Fala do envolvimento do cristão na evangelização exercendo misericórdia para com o necessitado os cristão impactados pelas doutrinas das graça deve se envolver levando a mensagem de Cristo para os que se perdem, o chamado é para todos. Além de mostrar o que o cristão precisa se envolver com a arte e a cultura de modo geral, apesar de vivermos num mundo de pecado, o belo ainda preserva a criação de Deus, um chamado a ver o que arte e a ciência podem revelar o poder de Deus na criação, como seres criados a imagem de Deus somos seres que criam também. A teologia reformada tem implicações em todos os aspectos da vida do ser humano, teologia reformada não se resume apenas 5 pontos é mais do que isso. Deus governa em todas as áreas a igreja, o estado, arte, a cultura tudo é governo por Deus. Onde o Calvinismo opera tudo deve florescer para a Glória de Deus, bem como disse
B.B. Warfield ‘’Ele viu a inefável visão e não deixará desaparecer de seus olhos por um momento sequer Deus na natureza, Deus na história, Deus na graça. Em toda parte ele vê Deus em seu caminhar poderoso, em todos os lugares sente a operação do seu braço poderoso, o pulsar do seu coração.’’
Maxon Nogueira
Soli Deo Gloria
Nenhum comentário:
Postar um comentário