Um miserável pecador salvo por Jesus Cristo!

terça-feira, 18 de abril de 2017

Resenha - Conhecendo o Deus Trino - Tim Chester


Conhecendo o Deus Trino de Tim Chester é um daqueles poucos livros em nosso país que aborda um tema central nas Escrituras, o conhecimento do Deus Trino e verdadeiro.
Uma leitura que deveria necessário para todo o cristão pois ao longo dos anos mesmo com o desenvolvimento da Teologia a Trindade sempre envolveu a complexidade de compreensão mas Tim Chester faz abordagens claras, compreensíveis e acessíveis a qualquer tipo de pessoa.
Primeira parte o autor aborda a temática bíblica, a doutrina da Trindade é essencialmente bíblica sendo revelada de forma clara tanto no VT quanto no NT. Pressupostos errados são claramente desfeitos e equívocos sobre a doutrina da Trindade é sinceramente e biblicamente destruídos pelo pensamento bíblico.
A profundidade do conhecimento bíblico nos levará a uma adoração tremendamente profunda em relação ao Deus Trino e verdadeiro e examinar esse Deus de mais perto e de forma plena nos levará a glorificá-lo e exaltá-lo mais ainda e a consequência disso é que seremos cristãos mais felizes e teremos a alegria plena nEle que é o fim principal.
Segunda parte, o autor traz a abordagem dos pais da Igreja e muitos escritos dos homens de Deus ao longo dos primeiros séculos da Igreja de Cristo, não devemos pensar que eles tinham a exatidão do pensamento em relação a Doutrina da Trindade pois temos que ter o bom senso de compreender que a Teologia estava em pleno desenvolvimento mas eles nos deram uma grande contribuição ao pensamento Trinitariano, os reformadores também deram sua bela contribuição para a doutrina da Trindade, o retorno as Sagradas Escrituras ressurgiu na Reforma Protestante, Calvino defendeu que ‘’as pessoas da Trindade era iguais umas as outras em todos os aspectos’’. Movimentos como o Iluminismo e Liberalismo Teológico deram sua contribuição para a desconstrução da Doutrina da Trindade mas como sempre Deus levanta homens capazes de superar e manter viva a doutrina puramente bíblica, Karl Barth(Teólogo suíço, 1886-1968) diz que a ‘’Trindade é o ponto de partida da Teologia Cristã,’’ ‘’O liberalismo presente no movimento Iluminista desviou o pensamento teológico da revelação divina para a razão humana, tornando marginal a Trindade. Barth saiu da razão humana, voltando para a revelação, tonando, por sua vez, central a Trindade.’’
Terceira parte traz as implicações da doutrina da Trindade sobre nossas vidas, entendendo e compreendendo melhor como podemos conhecer a Deus, sua encarnação e a morte de Cristo na cruz. A doutrina da Trindade vai nos mostrar que somos feitos a imagem e semelhança de Deus somos seres que precisamos de relacionamentos e que eles são essenciais para a vida. Todas as vezes que nos aproximamos mais desse Deus Trino nos tornamos mais humanos e cristãos capazes de ajudar e amar as pessoas. O Pai nos ama e também ama seu eterno filho logo somos parte dessa família onde o Espírito habita em cada um de nós. Participamos dessa comunhão Trinitária por que estamos em Cristo pela habitação do Espírito Santo. A Trindade é boa nova, a missão da Igreja de Cristo tem origem no Deus Trino isso nos estimula a pregarmos o Evangelho e anunciar Jesus Cristo aos perdidos. Deus é um Deus real e podemos nos relacionar com Ele.
‘’Somente quando experimentarem a realidade da obra da Trindade e na vida dos crentes, e seu vibrante relacionamento com o Deus Trino, é que esta doutrina externamente complicada deixará de ser um jogo acadêmico. Isso pode ocorrer a medida que o Espírito de Deus abrir seus olhos para o amor do Pai e para o sacrifício voluntário do filho sobre a cruz, deixando de ser a doutrina da Trindade uma argumentação de derrubada, para começar a ser uma esperança de sua salvação.’’ Tim Chester.
‘’A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.’’ 2Cor.13.14
SoliDeoGloria

Maxon Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário